top of page

Sobre

Conhecer  para  poder  preservar

Sou geólogo de formação, com mestrado pelo IG da USP e doutorado pelo IGCE da UNESP.  Meu sonho sempre foi ter meu "escritório" junto à Natureza. Meu trabalho no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, permitiu-me essa realização e minhas atividades ligadas às obras de engenharia obrigavam-me, além do conhecimento geológico, também saber ler o relevo e suas coberturas. Daí meu interesse pela Geomorfologia, que acabou virando paixão.

IMG_6812.JPG

História

Há muitos anos atrás, quando ainda trabalhava no IPT, um amigo e “Guru”, que na época era meu chefe, disse-me “Bistrichi que tal fazermos um vocabulário de Geomorfologia das regiões que trabalhamos ilustrado com fotos?”. Pensei um pouco, mas logo respondi que ideia fabulosa... Ficou nisso.

Muitos anos depois, já aposentado do IPT, tornei-me professor e, por coincidência, fui dar aulas daquela disciplina.  Em certa ocasião, um professor do Departamento de Geografia, me passou um e-mail dizendo que um de seus orientandos havia perguntado sobre alguns termos geomorfológicos e se eu poderia ajuda-los.  Confesso que nunca havia visto ou ouvidos sobre tais termos, mas disse que ajudaria.  Parti para pesquisar em dicionários e livros de Geociências e, até que com alguma facilidade consegui a descrição daqueles verbetes (comumente usados em Portugal) e imediatamente repassei ao colega.

Essas memórias ficaram esquecidas por mais algum tempo até que revendo os e-mails antigos guardados para liberar espaço, encontrei aquele do colega e que falava de Geomorfologia.  Foi quando “caiu a ficha” e me perguntei por que não ampliar aquelas definições com outros termos de pouco uso e, mesmo com vocábulos mais comuns.  Desta forma comecei a colecionar palavras usadas na Geomorfologia, mas ainda sem ligar tal seleção com um dicionário ou coisa parecida.

Passado mais algum tempo foi que conectei essa coleção de palavras à ideia de meu antigo chefe. Então comecei a organizá-las de uma forma organizada e com as devidas ilustrações. Não queria que fosse apenas mais um dicionário, mas que trouxesse mais informações quanto à etimologia e suas traduções em outras línguas, as mais próximas de nós brasileiros, de forma que pudesse auxiliar aqueles interessados nessa Ciência. Surgia a ideia deste Glossário.

No entanto, quando se fala em Geociências é difícil separar seus vários desdobramentos tais como a Geografia, a Hidrogeologia, a Pedologia, dentre outras e ainda outras ciências como a Química, a Física e a Biologia.  Assim, a necessidade de acrescer termos ligados a tais ciências de forma a complementar ou explicar as definições específicas. Nascia a adição “Ciências afins” ao título original.

Ao longo da jornada procurei inicialmente a parceira com meu antigo Guru e outros amigos que dividiam comigo o interesse pela Geomorfologia, porém por uma ou outra razão não puderam participar dessa aventura. Mas, muito ajudaram com suas sugestões.

Quero agradecer a todos que de alguma forma participaram da elaboração deste trabalho, quer com sugestões, quer com a cessão de suas fotografias.  Estes últimos estão devidamente referenciados no texto.

 

 Finalmente, quero agradece ao geólogo Dr. Waldir Lopes Ponçano, meu amigo e inspiração.

Equipe

​Clientes

bottom of page